Tópico: Página inicial

Data 03/05/2011
De Pr. Dr. Alexandre Godoy
Assunto Uma simples interpretação do livro de JOSUE

Interpretação do livro de Josué.
Seus principais feito o que ele era, e o que se tornou, o livro de Josué é um dos livros que compõe a Bíblia.

Conteúdo
O Livro de Josué é o sexto do AT e o primeiro de um grupo de livros chamado os Profetas anteriores, coletivamente, esses livros traçam o desenvolvimento do Reino de Deus na Terra Prometida até o cativeiro da Babilônia - Um período de cerca de novecentos anos. Josué narra o período da entrada de Israel em Canaã através da conquista, divisão e estabelecimento da Terra Prometida.

Josué
Autor: Incerto (Josué)
Data: Cerca de 1400—1375 a.C.
Josué continua a missão de Moisés, que morreu no Monte Nebo contemplando a Terra Prometida;
O Livro de Josué conta como foi à conquista da Terra Prometida, que aconteceu de três formas:
a) Ocupação de terras improdutivas e que não possuíam habitantes;
b) Expulsão dos reis de Canaã das suas cidades e estado e consequente tomada da terra;
c) Guerras de conquista das cidades e estado.

Autor
O autor do Livro de Josué não pode ser determinado pelas Escrituras. O uso do pronome “nós” e “nos” (como em 5.6) sustenta a teoria de que o autor deve ter sido testemunha de alguns acontecimentos que ocorreram durante estes período. Js 24.26 sugere que o autor de pelo menos grandes seções foi o próprio Josué.
Outras passagens, entretanto, não poderiam ter sido escrita por Josué. Sua morte é registrada no capítulo final (24.29-32). Vários outros acontecimentos que ocorreram após a sua morte são mencionados: A conquista de Hebrom por Calebe (14.6-15); a vitória de Otniel (15.13-17); e a migração para Dã (19.47). Passagens paralelas em Jz 1.10-16 e Jz 18 confirmam que esses acontecimentos ocorreram ap´´os a morte de Josué. É mais provável que o livro tenha sido composto em sua forma final por um escriba ou editor posterior, mas foi baseado em documentos escritos por Josué.

Data
O Livro de Js cobre cerca de vinte anos da história de Israel sob a liderança de Josué, assistente e sucessor de Moisés, a data comumente aceita da morte de Josué é por volta de 1375 aC. Portanto, o livro engloba a história de Israel entre 1400 aC e 1375 Ac e é provável que tenha sido compilado pouco tempo depois.

Contexto Histórico
O livro começa nas vésperas da entrada de Israel em Canaã. Politicamente, Canaã se dividia em várias cidades-estados, cada uma com seu governo autocrático e todas hostis umas com as outras. Moralmente, as pessoas eram depravadas; a anarquia e a brutalidade eram comuns. A religião Cananéia enfatizava a fertilidade e o sexo, adoração da serpente e o sacrifício de crianças. O cenário estava estabelecido e a terra propícia para a conquista, em contrapartida, o povo de Israel estava sem pátria havia mais de quatrocentos anos (Gn 15.13). Eles tinham vivido em servidão aos Faraós egípcios e depois ficaram perambulando sem rumo no deserto por mais de quarenta anos. Entretanto, embora imperfeitamente, continuavam fiéis ao único e verdadeiro Deus e se apegavam à promessa que ele tinha feito ao antepassado deles, Abraão. Séculos antes, Deus havia prometido transformar Abraão e seus descendentes em uma grande nação e dar-lhes Canaã como pátria sob a condição de que eles continuassem fiéis e obedientes a ele (Gn 17).Agora, eles estavam prestes a vivenciar o cumprimento dessa promessa.
As Três Fases para o povo de Israel herdar a terra prometida.


1) Crescimento

2) Separação (Trigo e o Joio)

3) Purificação do povo (Atos 2)

 

Contato

Cemespmissoes

dr.alexandregodoy@hotmail.com

Rua: Rangel Pestana, S/N, Mercadão Municipal sala 1, Botucatu.
CNPJ 11.248.644/0001-10

(14) 3814-6373 / 9715- 3072

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode